Saúde

Mutirão de limpeza contra o Aedes

Prefeitura realiza ação para evitar proliferação do transmissor da dengue, encontrado no Barro Duro este mês

Divulgação -

A prefeitura encontrou este mês, no Balneário dos Prazeres, quatro focos do do Aedes albopictus, também chamado de Tigre Asiático. Conforme o diretor da Vigilância em Saúde do município, Franklin Neto, essa espécie de mosquito é considerada potencial transmissora dos vírus da dengue, da chikungunya, da zika e da febre amarela. Para prevenir novos focos, mutirão de limpeza está programado.

Nos focos localizados foi encontrado tanto o inseto em forma imatura (larva/pupa) quanto em situação alada (mosquito adulto). Apesar de a forma como ele transmite as doenças ainda não ser conhecida, sabe-se que consegue carregá-las em seu corpo.

Agentes de Vigilância em Saúde vão estar no Balneário dos Prazeres na próxima quarta-feira, para um mutirão de recolhimento de lixo, verificação de terrenos baldios e retirada de materiais inservíveis das residências, tais como: restos de eletrodomésticos, latas e garrafas vazias, pneus e demais objetos que possam armazenar água parada.

O mosquito
O Aedes albopictus é um tipo de inseto que se reproduz na zona urbana, com preferência por áreas cobertas de vegetação e entorno de áreas residenciais. Seus criadouros costumam ser troncos de árvores, cascas de frutas ou recipientes abandonados em meio a espaços com grama.

Por esse motivo, as equipes da Vigilância em Saúde farão inspeções nas residências do Balneário dos Prazeres. A Secretaria de Saúde (SMS) pede que a população colabore nas ações ações preventivas.

 

 

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Atirador dispara contra apoiadores de Lula em Curitiba Anterior

Atirador dispara contra apoiadores de Lula em Curitiba

33% dos pelotenses não pagaram o IPVA Próximo

33% dos pelotenses não pagaram o IPVA

Deixe seu comentário